Pesquisa revela comportamento financeiro no Brasil

Pesquisa elaborada pela empresa Opinion Box aponta importantes dados sobre o comportamento financeiro em nosso país.

Realizada em fevereiro de 2021, com 2.096 internautas de todos os estados brasileiros, a pesquisa traz uma reflexão sobre o comportamento financeiro do brasileiro, buscando entender como as pessoas lidam com o próprio dinheiro, diante dos desafiadores cenários que se apresentam em nosso país.

Sucesso Financeiro?

27% dos entrevistados alegam que sucesso é alcançar uma estabilidade financeira; para 16%, mais do que ter uma situação estável, o sucesso está também relacionado a possuir uma reserva financeira e outros 15% atribuem o sucesso financeiro à possibilidade de oferecer conforto à família.

Denota-se dos dados acima, que boa parte dos entrevistados tem a ciência da importância de um PLANEJAMENTO FINANCEIRA, seja para auxiliar na composição de uma RESERVA EMERGÊNCIA, seja para ajudar na busca do conforto que a estabilidade financeira pode proporcionar.

Outros números que chamam a atenção: 69% alegam ter medo de não conseguirem ter uma reserva financeira no futuro, 45% acreditam que gastos no impulso prejudicam sua gestão financeira e 29% passam a maior parte do mês sem dinheiro.

Ressalta-se a necessidade de se alterar os hábitos de muitas pessoas em relação ao dinheiro, uma vez que ainda vemos que uma parcela significativa da população ainda passa “apertos” em razão de gastos feitos no impulso. Essa mudança no mindset passa pela aquisição de uma mínima educação financeira, que será capaz de minimizar esses impulsos, bem como ajudará a perder o medo nos temas relacionados ao dinheiro.

Investimentos

38% dos entrevistados afirmam que não sabem como investir, 21% gostariam de fazer algum tipo de investimento, 12% não sabem e não possuem recursos para investir e 5% alegam não ter interesse em investir.

É fundamental, para se começar a investir, conhecer sobre os produtos disponíveis, alinhando as características de cada um deles com os objetivos de cada investidor. Cada investidor possui perfil e objetivos próprios que definem a composição de seus investimentos, respeitando as peculiaridades de cada um. Não há O MELHOR INVESTIMENTO, mas sim aquele que melhor se adeque às necessidades do investidor.

Atualmente, há inúmeras opções de investimentos bastante acessíveis (que permitem aportes inferiores a R$100,00), possibilitando que grande parte das pessoas tenham condições de dar o 1º passo rumo ao sucesso financeiro.

O mais importante é começar! Quanto antes, melhor!

Entre em contato conosco, conheça nosso trabalho e nos permita te ajudar nessa caminhada!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Oferecemos um serviço 100% personalizado às necessidades dos clientes, numa linguagem simples e descomplicada, entregando um planejamento financeiro completo.

Contate-nos

Open chat