Reserva de Emergência: entenda a sua importância

Notícia recente trazida pelo portal Infomoney (https://bit.ly/3rMWwlf) antecipa os resultados de uma pesquisa realizada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina que aponta que apenas 53% dos brasileiros conseguiriam manter-se para cobrir suas próprias contas por, no máximo, 3 meses, sem pedir dinheiro emprestado, caso perdessem suas fontes de renda.

Mais grave ainda: para 30% dos brasileiros, este limite seria inferior a um mês.

A pandemia agravou ainda mais a situação, com muitas famílias declarando imensas dificuldades em cobrir seus gastos básicos nos últimos 12 meses.

Tal pesquisa vai ao encontro da tese que aponta a ausência de educação financeira básica em nosso país, uma vez que uma irrisória parcela da nossa população possui uma RESERVA DE EMERGÊNCIA, responsável em proporcionar uma mínima tranquilidade ao nos depararmos com cenários de redução temporária de renda.

A constituição dessa Reserva é o ponto de partida para todo planejamento financeiro, devendo ser a primeira preocupação de todos aqueles que recebem algum tipo de renda.

A pesquisa aponta, ainda, que dentre a pequena parcela que consegue economizar algum valor ao final do mês, a grande maioria aplica esse valor na caderneta de poupança, uma vez que desconhece a existência de outros produtos de investimento. Nos últimos 12 meses a poupança rendeu perto de 1,90%, enquanto a inflação (medida pelo IPCA) esteve próxima dos 5%.

Há no mercado uma grande variedade de produtos financeiros indicados para a composição da RESERVA DE EMERGÊNCIA, com rendimentos mais atrativos e riscos ainda menores do que a Caderneta de Poupança.

Faz sentido para você conhecer tais produtos e descobrir qual deles se adequa melhor ao seu perfil?

Deixe-nos te ajudar nesse importante processo, acesse nosso site (https://bit.ly/3sMZYOd) e agende uma consulta gratuita!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Oferecemos um serviço 100% personalizado às necessidades dos clientes, numa linguagem simples e descomplicada, entregando um planejamento financeiro completo.

Contate-nos

Open chat